Quem faz os pagamentos do INSS?

carta de concessao inss

Você sabe quem faz os pagamentos do INSS? Quando se faz essa pergunta, é preciso analisar de maneira ampla, uma vez que ela pode conter duas respostas.

Primeiramente, é necessário saber quem é responsável por realizar os pagamentos no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Dessa forma, nas instituições do INSS, os responsáveis por efetuar os pagamentos dos benefícios aos cidadãos são profissionais que ascendem ao cargo através de concurso público, uma vez que, por se tratar de uma instituição governamental, quase a totalidade dos cargos da organização é obtida através de portarias concedidas mediante aprovação em concurso público.

Por outro lado, quando se pensa na origem do dinheiro do INSS, é preciso pensa na instituição como uma organização governamental, dessa forma, os valores repassados a instituição decorrem do Governo Federal, uma vez que o INSS é uma instituição importantíssima para o governo.

O que é o INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social é uma instituição pertencente ao governo que é responsabilizada por cuidar de aspectos mais socioeconômicos da população, concedendo aposentadorias, e outros benefícios para pessoas que sob algum critério ou necessidade, tem direito.

Quais as atividades realizadas pelo INSS?

Tradicionalmente, o INSS é extremamente conhecido por ser responsável pelas aposentadorias da população.

Porém, é importante saber que existem outras atividades que são realizadas através do INSS, sendo concessão de benefícios principalmente, como:

  • Auxílio doença (para pessoas que se encontram inaptas a trabalhar por motivo de doença);
  • Auxilio acidente (para pessoas que em decorrência de acidentes se encontram em situação de vulnerabilidade);
  • Pensão por morte (quando o cônjuge falece, concedendo uma pensão para o viúvo ou viúva);
  • Pagamento da aposentadoria;
  • Entrega da carta de concessão INSS (para pessoas que solicitaram a aposentadoria)
  • Perícia médica (para pessoas que estão impossibilitadas de trabalhar por motivos de saúde).

Onde sacar o dinheiro do INSS?

Para poder sacar o dinheiro dos benefícios do INSS, o cidadão precisa se dirigir a agências bancárias que estejam credenciadas.

Dessa forma, para ter mais informações, o mais recomendável é que o beneficiado entre em contato com a instituição e tire suas dúvidas, pois dependendo da instituição financeira na qual o beneficiado vai sacar o benefício, as modalidades das formas de pagamento podem ser alteradas.

Mas de forma geral, sempre é possível realizar o saque em caixas eletrônicos, terminais de autoatendimento e agências.

É importante ressaltar que para realizar o saque do benefício, o beneficiado presente ter em mãos o cartão magnético da previdência social.

Em alguns casos, a documentação necessária para realizar o primeiro saque ou algum assunto relacionado ao benefício, vai ter a documentação diferenciada de acordo com a instituição financeira.

O que acontece se a pessoa não sacar o benefício?

Em casos onde o beneficiado por algum motivo não saca o benefício, o valor fica disponível para ser sacado durante 60 dias a partir da data marcada para o pagamento.

Caso o beneficiado não saque o valor durante esse período, ele volta para o Instituto Nacional do Seguro Social. Para o beneficiado reativar o depósito do benefício, será necessário se dirigir à Agência da Previdência Social (APS).

É importante que o beneficiado mantenha sempre a frequência nos saques do benefício para evitar qualquer transtorno.

Rate this post