Cirurgias oferecidas pelo SUS

cirurgia bariatrica pelo sus

O Sistema Único de Saúde – SUS é um dos maiores programas de saúde do mundo, beneficiando cerca de 200 milhões de habitantes de forma gratuita.

Além disso, o SUS é composto por diferentes partes com finalidades diferentes, mas sempre para melhorar a qualidade de vida do brasileiro.

É organizado e orientado pelo Governo do Brasil, que também é o responsável pelo investimento financeiro e o SUS é o responsável por todos os cuidados na área da saúde de forma gratuita.

Um dos serviços mais utilizados pelo SUS são as cirurgias, algumas delas, são bastante populares e outras não.

Nessa matéria, falaremos sobre quais tipos cirurgias que o SUS oferece, confira abaixo!

Cirurgia bariátrica no SUS

A cirurgia bariátrica pelo SUS, também muito conhecida como bariátrica é uma das mais procuradas pelos pacientes.

Esta cirurgia está liberada apenas para pessoas a partir de 16 anos que estejam com obesidade mórbida, isso porque eles recebem prioridade, pois sua condição oferece mais riscos e probabilidade de doenças graves.

Para fazer a cirurgia bariátrica, primeiro é necessário passar por um médico endocrinologista que irá fazer a avaliação para saber se há possibilidade do paciente emagrecer de outra forma, ou se a cirurgia de redução de estômago é a única opção.

Após a consulta com o endócrino e visto que a cirurgia é a única opção, o médico fará uma solicitação para a cirurgia, o paciente será colocado em uma lista de espera e pode levar anos para que seja chamado.

Laqueadura e vasectomia no SUS

Também muito procurada no SUS, a laqueadura e vasectomia estão disponíveis para pacientes acima de 25 anos ou que já tenham dois filhos.

Essa condição é devido a cirurgia ser praticamente permanente, sendo muito difícil desfazê-la, um procedimento não oferecido pelo SUS.

Essa cirurgia é destina a pessoas que não desejam ter filhos ou que já tiveram e não querem mais correr o risco de mais um.

Para aqueles em dúvida, 3 meses antes da cirurgia, o SUS oferece aconselhamento profissional para que o paciente não se arrependa depois.

Cirurgia de Catarata

A catarata é uma das doenças que mais afeta os idosos.

O cristalino dos olhos, a camada que cobre os olhos, começa a endurecer e os sintomas da catarata surgem logo em seguida, estes são: visão ruim à noite, os olhos sensíveis à luz e a visão escurecida.

Em casos mais graves, os olhos se tornam branco-azulado, mas o maior risco é a cegueira, que pode acontecer caso o tratamento não seja feito.

Através do SUS, é possível combater a catarata e fazer a cirurgia com todos os custos do tratamento pagos pelo Sistema Único de Saúde.

Cirurgias Plásticas

Não adianta ficar muito animado achando que o SUS irá financiar aquele tão sonhado silicone.

As cirurgias plásticas que são oferecidas pelo SUS são de caráter restaurador, ou seja, estão disponíveis para pessoas que sofreram algum tipo de acidente ou uma doença muito grave que trouxe sequelas ao corpo de forma estética.

Nesse caso, para mulheres que sofreram de câncer de mama e precisaram tirar as mamas é possível fazer o implante dos silicones.

Veja abaixo uma lista com as principais cirurgias plásticas disponíveis no SUS:

  • Cirurgia de Fenda de Palatina
  • Lábio Leporino;
  • Mudança de Sexo;
  • Cirurgia de orelhas de abano;
  • Cirurgia de gigantomastia;
  • Cirurgia de silicone mamário.
Rate this post